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28/03/2016
Sono.

O sono é muito importante para a saúde e qualidade de vida no geral, mas na odontologia especificamente o sono de qualidade auxilia no tratamento de pacientes com bruxismo do sono (ranger ou apertar os dentes durante a noite) e SAOS (Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono). Insônia, sono agitado, sono não reparador são queixas comuns de pacientes com DTM (Disfunção Temporo-Mandibular) muscular e SAOS.

Portanto, seguem algumas para um sono melhor:

1. Desligue a televisão, feche as janelas e elimine qualquer som que possa acordá-la no meio da noite. O barulho excessivo vai deixar seu cérebro em alerta, impedindo que entre em sono profundo. “Caso os sons sejam inevitáveis, invista em protetores de ouvido”.

2. A luminosidade, seja vinda da janela ou de um abajur, vai fazer seu organismo achar que já é dia ou que está na hora de levantar. O ideal é que o quarto esteja completamente escuro ou que você use uma máscara para tapar os olhos.

3. “A temperatura influencia diretamente no nível de conforto. O quarto ou a cama muito quentes ou muito frios podem atrapalhar o sono”. Um ambiente entre 18° e 19° C, dependendo da sensação térmica de cada um, é perfeito. Não tem ar-condicionado? Aposte em roupa de cama de algodão, linho ou seda, que são bem fresquinhos.

4. Uma cama desconfortável tem relação direta com uma noite mal dormida. Atente-se a estes detalhes e veja se o seu ninho está mais para armadilha: o colchão deve manter o alinhamento natural da coluna, por isso, tem que ser firme, porém, nem duro, nem mole demais. Já o travesseiro precisa ter a altura certa para se encaixar perfeitamente entre a cabeça e a cama.

5. Mantenha uma rotina diária para dormir e acordar sempre no mesmo horário.

6. Na hora de dormir, evite alimentos que podem funcionar como estimulantes. Café, chocolates, chá verde, chá mate são estimulantes!

7. Evite exercícios físicos próximo a hora de dormir, mas não se esqueça que eles são importantes para uma boa noite de sono, não deixe de praticá-los!

8. É extremamente importante trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana. Uma roupa de cama limpa, livre de ácaros é uma boa aliada para uma noite de sono reparadora.

 
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