Pular para o conteúdo

Tratamentos

Cirurgia

As cirurgias são realizadas em consultório com o auxílio de anestesia local, dentre elas:
Exodontia – extrações simples de dentes comprometidos, fraturados ou para fins ortodônticos, extração de dentes inclusos, extração dos terceiros molares (sisos), etc;
Frenectomia labial e lingual – remoção cirúrgica do freio labial superior e/ou freio lingual e/ou labial inferior;
Cirurgias orais de pequeno porte – remoção de pequenos cistos, cirurgias periodontais, cirurgias de colocação de implantes, levantamento de seio maxilar.


Dentística

Dentística é a especialidade da odontologia que atua na área da cosmética e da restauração dental. Trata-se da especialidade mais usada em consultórios dentários, através da dentística é possível restaurar (popularmente conhecido como “obturar”), clarear, aumentar, diminuir, corrigir e disfarçar tudo aquilo capaz de prejudicar a beleza e estética de um sorriso.


Disfunção Temporomandibular (DTM)

DTM se refere às anormalidades que atingem as ATM (articulação temporomandibular) e/ou os músculos da mastigação.

Queixas mais freqüentes dos pacientes com DTM:
Ruídos articulares (estalidos e crepitações);
Cansaço dos músculos que abrem e fecham a boca;
Desvios mandibulares na abertura e fechamento da boca;
Limitação para a abertura da boca;
Travamentos de boca aberta ou fechada;
Apertamento e rangimento dental diurno e/ou noturno;
Dor em região pré-auricular (que se localiza próximo ao ouvido);
Dor na própria articulação temporomandibular;
Dor na cabeça, na face e no pescoço;
Dor no ouvido;
Dor de dente e desgastes dentais.

Os tratamentos de escolha nos dias atuais são conservadores e apresentam excelentes resultados, como autocuidados, medicação, placa oclusal estabilizadora, fisioterapia, etc. Em uma pequena porcentagem de casos onde há alterações específicas nas ATMs, a cirurgia pode ser indicada. Entretanto, é importante lembrar que é fundamental um correto diagnóstico já que a maioria das DTMs apresentam envolvimento muscular com indicação de tratamentos conservadores.


Endodontia

A endodontia é a área da odontologia responsável pelo tratamento da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos encontrados na região do ápice radicular. O tratamento endodôntico pode ser indicado por vários motivos como cárie, fratura dentária, trauma dentário, lesão endo-periodontal, necessidade protética e outras patologias endodônticas.

O tratamento consiste na remoção da polpa e preenchimento desse espaço com material biocompatível, visando a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais, possibilitando assim, a reabilitação do dente.


Estética

A estética envolve diretamente as áreas da dentística, prótese dentária, periodontia e ortodontia. O planejamento estético é feito levando em consideração a linha do sorriso, o tamanho dos dentes, a presença de espaços entre os dentes e a cor dos dentes.

Alterações na disposição dos dentes, margem gengival, sessões de clareamento, restaurações estéticas, próteses unitárias, facetas e lentes de contato são alguns dos procedimentos realizados para alcançar um belo e harmônico sorriso.


Implantodontia

Os implantes dentários consistem em parafusos de titânio instalados no tecido ósseo com a finalidade de suportar a coroa de uma prótese. O implante é uma peça de titânio que se liga ao tecido ósseo.

Pelo fato de não haver necessidade de desgastes dos dentes vizinhos ao espaço sem dente, os implantes são, na maioria dos casos, a melhor opção para repor essas falhas. O tratamento pode ser um pouco mais longo pois a resposta do organismo para unir o osso ao titânio varia de acordo com o tipo de osso do paciente e do material do implante utilizado.

Existem implantes de cicatrização rápida onde esse tempo é bastante reduzido, podendo finalizar o caso em menos tempo. Porém, em alguns casos, se fazem necessárias cirurgias prévias à instalação dos implantes, essas cirurgias normalmente são realizadas com o intuito de formar osso na região onde há pouca disponibilidade óssea.


Odontopediatria

A odontopediatria cuida da saúde bucal dos bebês, crianças e gestantes.
Nas gestantes devem ser prevenidas e/ou tratadas as cáries e inflamações gengivais. As infecções periodontais são consideradas fatores de risco para complicações obstétricas. As futuras mamães devem visitar o cirurgião-dentista para receber orientações sobre os cuidados bucais com o recém-nascido.
O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura.

A criança deve ser orientada e motivada quanto à técnica de escovação e fio dental, bem como conscientizado com relação à importância de se manter a saúde bucal. Investir na prevenção é fundamental!


Ortodontia

A ortodontia é a especialidade que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar os problemas de posição dentária e dos ossos da face.
Esta especialidade estuda o crescimento, desenvolvimento facial e desenvolvimento dentário (dentadura decídua, mista e permanente).

A ortodontia se divide em:

Preventiva: identificação precoce dos fatores que levam à formação de má oclusões, tratando-os antes mesmo que eles realmente interfiram na dentição. Significa que uma constante, dinâmica e disciplinada vigilância é necessária ao paciente e ao ortodontista para a manutenção da oclusão dentro dos limites normais em um determinado período.

Interceptiva: a interceptação implica que uma situação anormal existe e a ciência é empregada para reconhecer e eliminar potenciais irregularidades e más posições no complexo dentofacial em desenvolvimento deve ser criteriosa, principalmente na utilização de procedimentos clínicos que impedem a progressão de más oclusões, melhorando ou transformando-os em oclusões normais.

Corretiva: correção em ortodontia é o procedimento clínico que permite a correção das más oclusões por meio de aparelhos ortodônticos fixos e/ou removíveis, geralmente no final da dentição mista e dentição permanente.
Os dentes mal posicionados dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o surgimento de cáries e acúmulo de cálculos (tártaros).
A posição correta dos dentes e ossos maxilares, além de estética, é fundamental para as funções mastigatórias, deglutição, fala, respiração e sono.


Periodontia

A periodontia é a especialidade que cuida dos tecidos de proteção e sustentação dos dentes, que são basicamente a gengiva, o tecido ósseo e o ligamento periodontal. Os dentes se encontram inseridos no tecido ósseo e se unem a ele através de fibras que vão da raiz ao osso. Todo esse aparato de sustentação é protegido pelo tecido gengival.

O acúmulo de placa bacteriana e posteriormente o acúmulo de cálculo leva à inflamação desse sistema de proteção, causando a gengivite, que é a inflamação da gengiva. Quando não tratada, a gengivite pode progredir e ocorre a reabsorção do tecido ósseo de suporte, podendo levar, nos casos mais graves, à perda de dentes, que muitas vezes podem estar íntegros.

O tratamento periodontal visa eliminar o foco de infecção e juntamente com a colaboração dos pacientes reestabelecer a saúde destes tecidos, além da eliminação dos fatores de agressão. Existem técnicas cirúrgicas para regenerar em alguns casos o tecido ósseo e o tecido gengival perdido.


Prótese Dentária

As próteses dentárias são indicadas para a reposição de dentes perdidos e/ou dentes que possuem grandes destruições da região da coroa. Existem as próteses fixas e as próteses removíveis.
Próteses fixas são indicadas para a reconstrução de dentes que por fratura ou cárie perderam grande estrutura dentária impedindo a reconstrução com materiais restauradores como as resinas compostas e o amálgama.
Próteses removíveis são indicadas em casos de ausência de todos os dentes, as próteses totais, ou para repor alguns dentes, as próteses parciais removíveis.
Existem também as próteses sobre implantes.


Reabilitação Oral

Reabilitação Oral está ligada diretamente a quase todas as especialidades odontológicas. O tratamento visa devolver a saúde, função mastigatória e estética em casos de pacientes que perderam muitos dentes e/ou apresentam fraturas dentárias e restaurações antigas deficientes. São casos complexos e o tratamento envolve, na maioria dos casos, extrações dentárias, tratamento endodônticos, implantes dentários e coroas fixas sobre dentes e implantes.
Reabilitações orais costumam ser tratamentos mais longos, porém significam uma enorme mudança na auto-estima do paciente.


Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial

A toxina botulínica pode ser utilizada para tratamento pré operatório de implantes com carga imediata e outras cirurgias odontológicas, sorriso gengival, ângulo da comissura labial, além de estética orofacial.

O preenchimento orofacial pode ser empregado para preencher áreas afetadas pela perda de dentes, utilização prolongada de próteses removíveis, limitações ortodônticas e outras situações clínicas, permitindo uma melhor finalização dos casos de reabilitação bucal e ortodontia.

As técnicas empregadas visam a correção da posição e volume das estruturas utilizando implantes injetáveis, complementando o que não foi possível alcançar com enxertos ósseos, próteses e/ou compensação ortodôntica e estética orofacial.